01 de Setembro de 2018.
Mentorização pode ser definida como um relacionamento entre duas pessoas para transferência de experiências e conhecimentos. Além disso, é algo que eu sempre gostei de fazer desde o começo da minha carreira ensinando aqueles que estavam começando sua carreira e consequentemente aprendendo também durante os ensinamentos, talvez impulsionado pelo fato de eu pensar em ser professor universtário durante o período de faculdade.
Sendo assim, divulgo abaixo um relato de uma pessoa que eu mentorizei com o intuito de mostrar que aquilo que você ensina e transmite pode ter impacto positivos na vida das pessoas:
Sempre me identifiquei com banco de dados, desde o ensino técnico (isso já se foram 10 anos), ainda assim, só iniciei os estudos focado em banco de dados em 2014, realizando curso de linguagem SQL e de administração Oracle, visando a certificação Oracle OCA, desta composta por 2 provas, na época a versão 11G. Ainda no mesmo ano realizei a primeira prova, fui fazer a segunda somente em 2016. Neste meio tempo trabalhava em uma multinacional em outra área ainda na área de T.I, na parte de infraestrura e suporte, estava muito focado no meu emprego anterior e não é nada fácil conseguir conciliar tempo entre as obrigações do dia a dia e manter os estudos ao mesmo tempo, e o que vai fazer a diferença vai ser esse esforço, os fins de semana, as horas de descanso, sair com os amigos, não necessariamente abdicar da vida social, mas de certa forma tudo isso fica em segundo plano, priorizar os estudos em prol de algo maior vai fazer vale a pena lá na frente.
Conheci Bruno nesta mesma empresa, justamente no curso que ministrou em 2015 para outros dbas que atuavam na operação 24×7, a diferença deste curso, que era ‘mão na massa’ e com cases de exemplo do dia a dia, que fizeram a diferença no entendimento aliado com o teórico. Foi o primeiro passo a entender que era possível entrar na área de banco. Com esta experiência pude e senti confiança em concorrer a vagas de DBA jr, e em 3 meses assim que coloquei CV no mercado iniciei em uma multinacional de Seguros como DBA.
Hoje estou em atuo como DBA Oracle e MSSQL, presto serviço a mais de 20 clientes, e como exemplo, na empresa onde trabalho atualmente, temos a necessidade de profissionais Junior para operações comum de um dba, como deploys, changes, resolução de incidente, alta disponibilidade de ambiente (promover recuperação e restabelecimento dos serviços de banco), analise inicial de desempenho, ajustes e parametrizações e acompanhamento de implantação e aceites de novos ambientes, entre outras funções. Logo aquele que se preparar, estiver atualizado com as necessidades do mercado, e tecnicamente a par daquilo que se espera, conseguirá seu espaço na área.
M.A, DBA há cerca de 2 anos , atuando em ambiente multiplataforma Oracle e SQL Server, com foco ao ambiente Oracle RAC com alto volume de dados e transações de alta criticidade para vários cliente nacionais e internacionais.
Graduado em Redes de Computadores, formado em Técnico Análise de sistemas e Informática, certificações DBA Oracle Database 11g Administrator Certified Associate – OCA entre outros cursos como Oracle RAC 12c.
Eu preferir ocultar o nome da pessoa que eu mentorizei porque não vejo motivo para divulgar. Todavia, fico feliz de ter contribuído um pouco para este sucesso e espero que a partir deste relato muitos outros possam fazer o mesmo e ajudar a comunidade profissional crescer.
E você, o que acha? Deixe seu comentário.
Hi! I am Bruno, a Brazilian born and bred, and I am also a naturalized Swedish citizen. I am a former Oracle ACE and, to keep up with academic research, I am a Computer Scientist with an MSc in Data Science and another MSc in Software Engineering. I have over ten years of experience working with companies such as IBM, Epico Tech, and Playtech across three different countries (Brazil, Hungary, and Sweden), and I have joined projects remotely in many others. I am super excited to share my interests in Databases, Cybersecurity, Cloud, Data Science, Data Engineering, Big Data, AI, Programming, Software Engineering, and data in general.
(Continue reading)
Sempre quando tenho a oportunidade eu mentorizo algumas pessoas na empresa que trabalho.
Boa iniciativa Bruno!
Obrigado pelo feedback Gustavo! Continue fazendo isso também .
Gosto muito de ler fatos como este, foi muito semelhante ao meu caso, que inclusive, este fato ocorreu exatamente no mesmo periodo em que iniciei meus estudos de banco de dados e que havia tirado a OCA nesta época. Hoje, já com a OCP, tive muitos mentores que me ajudaram a estar onde estou, tudo isso, graças a Deus!.
Teve um artigo sobre o meu caso no site do Fabio Prado. (http://www.fabioprado.net/2016/05/projeto-capacitacao-dbas-e.html)
Forte abraço e que continue este trabalho!
Olá Fernando, obrigado pelo seu comentário e por compartilhar a sua história com detalhes ! Um abraço !